❤ Um Blog para quem curte a maternidade com afeto. ❤

sexta-feira, 28 de março de 2014

O desfralde ACONTECEU! Adeus fraldas! :D



Este foi o troninho que eu usei com minha filha. Ele é legal porque já vem com redutor de assento, que pode ser encaixado também no vaso sanitário.


Ái, gente, não preciso nem dizer que estou super-hiper-mega-blaster feliz, né?

O tão esperado desfralde chegou! Eu realmente estava esperando por ele há algum tempo...

Tentei o desfralde por 3 vezes, antes de ele realmente acontecer, e acabava desistindo, por perceber que ela ainda não estava preparada e que isso resultava num estresse muito grande para mim.

Era muito chato ter que ficar limpando a casa a cada xixi e cocô feito no lugar errado. Fora o tanto de roupa e pano de chão que acumulavam para lavar depois.

Agora, ela vai no vaso, nem sempre pede para ir, então, de temo em tempo, eu levo mesmo sem que ela peça para evitar os acidentes de percurso.

Na escola, estou contando com todo apoio da pró e, princialmente, da auxiliar de sala. A gente se comunica e faz da mesma maneira, sempre perguntando e levando a pequena ao banheiro.

Hoje, na escolinha, bati um papinho com a auxiliar e foram só elogios! "Ela está uma mocinha! Nunca mais precisou usar fraldinha! Tem usado o vaso numa boa!"

Aí a mãe fica toda contente, né? :D

Acredito que as tentativas anteriores serviram sim. Ela foi aprendendo, aos poucos, onde era o vaso, para que servia, se familiarizando com a novidade.

O que eu acho que ajudou bastante no nosso caso:

1-Mostrar o vaso com frequência;
2-Quando eu ía ao banheiro, levava ela comigo;
3-Quando ela fazia cocô na fralda, a gente ía junto jogá-lo no vazo, dar descarga e dar tchau do cocô (acreditem! rsrs)
4-Mostrar que o vizinho, da mesma idade, também já usava o vaso.
5-Uma bonequinha que tinha um peniquinho e soltava pum. (hilária! morro de rir com essa boneca!)
6-Um livro de Laura Gutman, na parte que fala sobre desfralde.

Ainda sobre Laura Gutman, essa mulher é fantástica! Como seu livro me ajudou no desfralde! Nossa!

Me ajudou a entender que não precisa pressa, que a criança tem seu próprio tempo, que, em geral, o desfralde tem sido antecipado, que o desfralde tende a acontecer na faixa do 3 anos, que muitas crianças ficam com traumas para o resto da vida por conta de um desfralde mal conduzido e tantas coisas mais que acalmaram meu coração...

E o que me auxiliou mais, lendo este livro, foi a sugestão de voltar atrás sim, se for o caso. Se a mãe perceber que não está no momento do desfralde da criança, voltar às fraldas até que ela se sinta segura para poder, em um outro momento, deixar de usá-las.

Dica do livro:
A maternidade e o encontro com a própria sombra de Laura Gutman. Coloquei uma imagem do livro, que é barato, viu? Menos de 30 reais nas lojas online.

Eu estou tão contente com esta etapa vencida, que eu falo para as amigas: _ parece até que eu ganhei na Mega Sena da virada!! kkkkkkk!!

Todo esforço é válido e toda vitória é recompensa! :D

Por aqui, seguimos contentes! Até a próxima!

(Mama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber de você, diga!