❤ Um Blog para quem curte a maternidade com afeto. ❤

domingo, 11 de maio de 2014

Parto humanizado. Vamos deixar o PRÉconceito de lado?

De tudo se vê na internet, não é verdade?

Gente dizendo que parto natural é coisa de Índia-hippie-legalize...

Tem muita mulher que já incorporou a idéia de que parto tem que ser cesariana e pronto. Que é o melhor para a mulher, principalmente, porque ela não sente dor durante o "parto".

Uma pergunta que não quer calar: o resto do mundo, países desenvolvidos, inclusive, defendem o parto natural, por quê?

Será mesmo que o Brasil, campeão mundial das cesáreas, está à frente neste sentido?

Algo me leva a crer que a resposta é NÃO...



Existe algo de encantador no parto natural humanizado. É lindo de ver... ( só para ter uma noção do impacto que pode causar, ao assistir a vídeos desses partos, toda vez que eu assistia, meu peito enchia de leite materno, bem na hora que o bebê nascia. Parece mentira, mas é a pura verdade! Rsrs)

Não sou a favor da polêmica a respeito da relação cesárea/menasmãe, não penso assim. Até porque, muitas mães não tiveram a opção de ter o parto que desejavam, não tiveram informação ou apoio. E são lindas mães, mais que especiais...

E outras mulheres, como eu, amedrontadas pelo sistema, temem o parto natural, diante de tantos relatos de violência obstétrica relacionados às maternidades, hospitais e profissionais da saúde. O sistema é brutal e nada humanizado, convenhamos!

Entretanto," love is in the air"... S2

E esse amor que está no ar é viral e vai chegar até você de alguma forma, acredite!

Cuidado! Altamente contagiante! :)

Uma rede de amor e proteção à mulher, no momento do parto, está tomando cada vez mais espaço, nas redes sociais e na vida real.

Com certeza você conhece alguém, que conhece alguém, que optou pelo parto em casa, ou com uma doula, ou com um GO humanizado, ou tudo junto! Rsrs!

Com certeza, já chegou até você algum vídeo, foto ou relato de partos assim.

Acredito que, a maior parte das mães que acompanha este blog, provavelmente, passou por uma cesariana. Inclusive eu! Mas eu penso da seguinte forma: minha realidade não é espelho, existem outras mulheres que desejam ter seu parto normal e este direito não lhes está sendo concedido.

Não é porque eu fiz uma cesária que vou defendê-la até a morte, pelo simples motivo de eu ter feito, como consequencia de uma auto afirmação.

Hoje, tenho convicção de que o sistema não forma profissionais engajados com a saúde da mulher e que isso tem que mudar, urgentemente!

Acredito que para a mudança acontecer, deverá existir a força de uma legislação, além do compartilhamento de informações necessárias ao empoderamento da mulher.

Vou deixar aqui links bacanas de páginas relacionadas ao tema parto respeitoso, parto humanizado.

Antes que alguém, por aí, vomite seus tabus sobre o meu texto... Rsrs! Deixe eu dar algumas informações prévias: o parto humanizado pode acontecer num hospital, numa casa de parto, ou em casa mesmo. Eles sempre (pelo menos os que tenho acompanhado) contam com auxílio de um ginecologista obstetra, uma doula e profissionais especializados. E nenhuma ulher é forçada a fazer algo que não quer, nenhuma delas é apressada, inibida de sentir sua dor ou gritar ou gemer. Algo diferente, não?

Seguem os links:


  • Vídeo de parto domiciliar lindo, com mais de 20.000 compartilhamentos e mais de 3 milhões de visualizações! Lindo de morrer! Aprox. 15 min (mas o tempo passa que a gente nem vê!) http://vimeo.com/94072116


Espero que curtam os liks!

Obs: não deixem de assistir ao primeiro vídeo. Bom pra começar a semana com sentimentos bons e renovados!

Até o próximo post!

(Mama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber de você, diga!