❤ Um Blog para quem curte a maternidade com afeto. ❤

domingo, 18 de maio de 2014

Só dá babá na pracinha e nas festinhas!

Lendo um texto, essa semana, sobre a terceirização do cuidado com as crianças, pude refletir que, realmente, muitos espaços que eram de convivência dos pais com os filhos, hoje recebem muito mais babás.

Entenda que não falo mal das babás, conheço algumas muito legais e parceiras das famílias. Comento aqui a respeito da ausência dos pais nos momentos de convivência com seus filhos, porque estes momentos devem existir.

Nas pracinhas e parquinhos, não encontro pais, só babás acompanhadas de crianças.

Daí eu me pergunto: "Será que não existe um momento sequer do dia para os pais frequentarem esses espaços com seus filhos?"

Se vão ao shopping, a babá vai junto; restaurante; parque; escola; médico; festas de aniversário... isso quando a babá não vai apenas ela com a criança.

Fui convidada para uma festinha de aniversário, recentemente, e confesso que fiquei me sentindo a mãe (diferente) que não tinha babá. Enquanto as mães ficaram nas mesas comendo docinhos e cachorro quente, os pequenos brincavam na cama elástica rodeada de babás.

Eu fico indignada! Sou bem sincera! :/

Qual o objetivo a final, quando você leva seu filho para uma festa infantil (que em geral dura em torno de 2h)?

Um adulto, que se intitula PAI ou MÃE, e que não consegue ficar 2h sozinho com seu próprio filho, num ambiente para criança.

Não! Você não precisa levar sua babá para uma festa infantil!

Sim! Você consegue levar uma criança para brincar e ficar com ela por algumas horinhas!

Não! O objetivo não é comer docinhos, sombra e água fresca, sentados numa mesa!

Sim! O objetivo é poder estar mais próximo dos filhos e não delegar sua companhia e afeto a terceiros!

Cuidadores são necessários, mas não são indispensáveis! Um pai ou mãe, que trabalha, também pode levar o filho numa festinha infantil e ficar curtindo com ele JUNTOS a festinha. (Minha opinião!)

Percebo que muitas vezes, esses pais se defendem por trás de suas profissões-super-atarefadas para não fazerem o mínimo pelos seus filhos: dar afeto!

Alguns poderiam argumentar: -"Mas, Paula, você fala isso porque não trabalha fora!" e eu responderia:

-"Trabalhava e, ao mesmo tempo, fazia faculdade e fazia curso de línguas e pós graduação e esportes; não seria diferente com meus filhos, com certeza, existiria um tempo meu dia com afeto e presença para eles!"

Tenho muitas pessoas como exemplo de mães e pais que trabalham e são pessoas presentes na criação dos seus filhos e que tem cuidadores envolvidos no processo, o que eu admiro demais!

Vale a reflexão a respeito! (Se você é desses que carrega a babá para tudo quanto é lado; ou se a babá anda levando seu filho ao médico, ao invés de você...)

Bom, se esse não é o seu caso, e você é um PAI ou MÃE atuante, meus parabéns! Deixe este poste para lá e corra para ler outro mais interessante aqui no blog! kkkkkkkkkkk!! :D

Aqui um texto correlato:
http://www.nmagazine.com.br/colunas/crianca-terceirizada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber de você, diga!