❤ Um Blog para quem curte a maternidade com afeto. ❤

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Existe a minha opinião, a sua opinião e a VIDA (de cada um)!




Vivemos numa sociedade em que impera a falta de respeito. Não é novidade isso!

No ambiente materno, há momentos em que fica, bem claro, como as pessoas acham que só existe uma maneira de fazer o certo e é sempre à sua maneira!

Acho isso chato, irritante, desrespeitoso!

Conversando com duas mães, fim de semana passado, percebi quão legal foi nosso papo e como vivemos a maternidade de maneiras diferentes com filhos lindos e saudáveis...

É possível conversar sem desrespeitar a vivência e a opinião do outro, ok? (sermão de mãe aqui... kkkkkkkk!!)

Na ocasião, falávamos sobre amamentação. Uma de nós não conseguiu amamentar porque teve uma mastite dolorosa, eu amamentei por mais de 2 anos e, a terceira de nós, amamentou e depois realizou a suplementação com leite artificial.

Sim! Nós conversamos numa boa! Sim! É possível! Sabe por quê? Porque cada uma de nós tem sua vida e seus motivos e sua filosofia!

Se eu fosse radical eu ía sair gritando por aí: #menasmãe ou #menasmae ou #menasmain

Sabe o que é menasmãe? É um título dado, por usuários da internet, às mães fora do protocolo.

Sabemos que mãe não é tudo igual. Que existem mães e pais que, realmente... deixam a desejar e fazem coisas erradas, maltratam etc.

Mas o título menasmãe não tem sido utilizado nestes casos. Menasmãe é aquela pessoa que não conseguiu amamentar, aquela que suplementou com leite artificial porque tinha que trabalhar, aquela que não quis o parto natural para não se deparar com as violentas maternidades da vida real...

Então menasmãe somos todas nós, porque, em algum momento fugimos ao protocolo.

Eu defendo o parto natural. Defendo!
Eu defendo a amamentação em livre demanda. Defendo!
Eu defendo a cama compartilhada. Defendo!
Eu defendo o colo e o apoio emocional. Defendo!

Eu pratico tudo isso aí acima, mas tento repeitar e entender a particularidade que é a vida de cada um!

Uns tem babá para ajudar, outros não!
Uns tem pai e mãe por perto para apoiarem, outros não!
Uns tem que trabalhar, mesmo que seus bebês sejam muitos pequenos, outros não!
Uns sonharam com a amamentação, mas não tiveram leite ou adoeceram, outros não!!!!

Outro dia, numa comunidade sobre amamentação, uma mãe deu um relato lindíssimo de como retomou a lactação depois de uma mastite. Muito legal mesmo! Fiquei admirada em ver como ela conseguiu, depois de muitos meses, realizar o sonho da amamentação sem dor. Uma vitória e tanto! Emocionante!

Os comentários que seguiam a publicação não eram tão lindos assim... um monte de mãe julgando as outras mães que não conseguiram amamentar; outras se justificando de diversas formas e frustradas por não terem conseguido; e outras defendendo o leite artificial como se fossem as próprias donas da Nestlé.

O que eu senti ao ler os comentários? Senti, de coração, um aperto no peito pelas mães que adoeceram e que não conseguiram amamentar. Um grande sentimento de frustração emana dos seus relatos. É muita falta de empatia e de solidariedade chamar uma mãe nesta condição de menasmãe.

Eu devo ser taxada, por aí, de menasmãe porque dei chupeta à minha filha; porque, praticamente, não usei o berço;  porque não consegui usar os slings com ela (apesar de eu ter vários e amar a filosofia de slingar); e porque fiz uma cesárea eletiva. Me julguem!

Quem julga, dificilmente, respeita! Essa é minha opinião! As duas mães que estiveram nesta conversa sobre amamentação, que eu citei acima, são mães maravilhosas, amigas e preocupadas com seus filhos e que irradiam amor por eles. Essas mães não são menasmãe porque não amamentaram como eu (que segui o protocolo).

Quem quer ajudar, estende a mão, aconselha, conversa, dá um livro legal de presente, abraça, ouve, entende, discorda, opina, mostra evidências científicas para enfatizar seu ponto de vista e atua de forma respeitosa. 

Chamar de menasmãe é fácil! E quer saber? Não muda nada, não contribui, não soma, não é positivo... pelo contrário! Mostra indiferença, intolerância e soberba...

#maisamorporfavor
#maisempatiaporfavor
#maisrespeitoporfavor

(Mama)













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber de você, diga!